O Festival de Cannes de 2018 está chegando e a expectativa é grande. Esta é uma das principais premiações do mundo do cinema e todos os anos reúne os melhores diretores, atores e produtores da atualidade. Mas, afinal, quem são os favoritos para as diferentes categorias? É o que veremos a seguir.

A primeira categoria em que vamos dar uma olhada é a Palma de Ouro, que é considerada a mais importante do festival. Entre os filmes que se destacam estão Todos lo Saben, do diretor iraniano Asghar Farhadi, que já venceu duas vezes a categoria; BlacKkKlansman, de Spike Lee, que recebeu fortes aplausos na exibição e é um dos favoritos; e Shoplifters, do diretor japonês Hirokazu Kore-eda, que também vem recebendo boas críticas. Outros filmes que figuram nessa categoria são Dogman, Plaire, aimer et courir vite, En guerre, Happy as Lazzaro e Le monde est à toi.

Em relação à categoria de Melhor Diretor, as chances de Spike Lee ganhar com BlacKkKlansman são bastante altas. No entanto, outros diretores também estão em destaque, como Jafar Panahi, com o filme Three Faces, e Pawel Pawlikowski, com Cold War. São dois nomes bem conhecidos no festival e podem surpreender no resultado final.

Na categoria de Melhor Ator, é provável que esteja a grande disputa. Nomes como Joaquin Phoenix, com o filme Don't Worry, He Won't Get Far on Foot, e Marcello Fonte, com Dogman, estão bastante cotados para receber a premiação. No entanto, outros nomes como Ethan Hawke, com First Reformed, e John C. Reilly, com The Sisters Brothers, também têm forte presença.

Por fim, na categoria de Melhor Atriz, o principal destaque vai para Samal Yeslyamova, com o filme My Little One. Ela tem sido elogiada pela crítica e pode ser a grande ganhadora dessa categoria. Mas, outras atrizes como Penélope Cruz, com Todos lo Saben, e Virginie Efira, com Un amour impossible, também têm boas chances.

Em resumo, o Festival de Cannes de 2018 está cheio de apostas e é difícil prever quem serão os grandes ganhadores. No entanto, podemos afirmar que a qualidade dos filmes em competição é bastante alta e que, independentemente do resultado final, o evento é uma celebração do cinema.